Ensaios


A cura da depressão

Resolvi escrever este texto por sugestão de uma leitora, que me fez o seguinte questionamento: a espiritualidade pode auxiliar na saúde mental e curar, por exemplo, a depressão?  Essa é uma boa questão por dois fatores: o primeiro é que a espiritualidade pode auxiliar no tratamento da enfermidade, junto à vontade do indivíduo ao qualContinuar lendo “A cura da depressão”

A Grande Obra

Acredito que desde que a raça humana inaugurou o modo racional de pensar em si e no mundo ao seu redor, surgiu com esse momento sublime uma das grandes inquietações do ser humano consciente: por que eu estou aqui? Nossos parentes primitivos modernos, como o homo sapiens sapiens (o homem que sabe que sabe), jamaisContinuar lendo “A Grande Obra”

Mirror

Sempre fui o tipo de pessoa que acredita que para observar melhor alguma questão de si, é preciso se distanciar dela. Por exemplo, se algum problema me parecia grande demais ou difícil demais para ser enfrentado, eu simplesmente me distanciava, abstraía e conseguia resolver com o tempo que acreditava ser hábil para a questão. NãoContinuar lendo “Mirror”

Tarot

Há algum tempo penso em escrever sobre o Tarot, essa magnífica ferramenta que nos possibilita não somente a comunicação entre o plano material e imaterial da existência, como também provoca a expansão da consciência para aquele que consulta seus arquétipos.  Pensei — assim como muitos de vocês sobre esse texto quando se depararam com oContinuar lendo “Tarot”

Controle Mediúnico

No começo do desenvolvimento da incorporação, é muito comum que o desenvolvente se valha de alguns artifícios — até mesmo de forma inconsciente — que o ajude a se entregar ao transe mediúnico. Isso acontece devido à natural insegurança do médium iniciante que, por não ter a plena consciência de como a incorporação atua naContinuar lendo “Controle Mediúnico”

Aos que ficaram

Esses dias, pensei sobre o que deveria escrever do meu irmão Wagner Alencar, que desencarnou no último dia 09, vítima da COVID-19. Enquanto eu administrava a tristeza e a saudade, sabia que deveria essa homenagem a uma amizade ímpar que evoluiu, ao longo de 12 anos, para uma irmandade. Textos assim não são fáceis. EmboraContinuar lendo “Aos que ficaram”

Adeus, a Deus

Escrevo para todos aqueles que — indiferente de quando ou de onde — escolheram partir para um destino incerto, embora tenham certeza dos motivos que os levaram a partir. Sei que após o fim de uma história vivida o futuro assusta, pois a maior parte do que conhecemos de nós mesmos fica no que equivocadamenteContinuar lendo “Adeus, a Deus”

Não provoque o macumbeiro!

Nasci em um bairro pequeno, de casinhas coladas “parede com parede”, e a vizinhança sempre presente foi uma forte marca da minha infância. Foi nela que me deparei a primeira vez, ainda pequeno, com o preconceito religioso, quando sabia que todos meus amigos da rua tinham sido convidados para brincar na casa de alguém, menosContinuar lendo “Não provoque o macumbeiro!”

Dia de Ogum e São Jorge

Hoje, 23 de abril, comemora-se o dia de São Jorge, santo Católico sincretizado com Ogum, o Orixá das guerras, do aço e da tecnologia. Ambos são distintos nas histórias que alimentam sua devoção e têm suas origens em povos diferentes também. São Jorge é cultuado pelos Cristãos, Ogum pelos povos de nações africanas e porContinuar lendo “Dia de Ogum e São Jorge”